sábado, 25 de junho de 2011

Sistematização de Assistência de Enfermagem em Centro Auditivo

           Deverá ser feito um atendimento humanizado, visando a segurança e qualidade de vida de pacientes com problemas auditivos e bebês da Triagem Auditiva Neo Natal.
           Deve ser feito para proporcionar uma maior qualidade de vida aos pacientes protetizados, na sua maioria idosa.
           Na consulta deverá ser usado um conhecimento especializado (de enfermagem) para trabalhar com pacientes que buscam ajuda na solução de problemas.
           A consulta de enfermagem poderá ser realizada antes do atendimento com os fonoaudiólogos (a) e otorrinolaringologista. Nesta consulta relacionada aos idosos se visará: aconselhamento, redução da ansiedade, melhora da auto-estima, melhora na comunicação, promoção do envolvimento familiar, cuidado com os ouvidos e próteses.
           Durante a consulta será realizado a anamnese, o exame físico, se obterá um diagnóstico e será feita uma intervenção para a melhoria do paciente.
          
          
           Exemplo de Diagnóstico: Paciente idoso com ansiedade relacionada a ter que utilizar prótese auditiva.
           Exemplo de Intervenção para Redução da Ansiedade:
*Utilizar uma abordagem;
*Esclarecer as expectativas da situação;
*Buscar compreender a perspectiva do paciente sobre a situação temida;
*Oferecer informações reais sobre diagnóstico, tratamento e prognóstico;
*Ouvir atentamente o paciente;
*Identificar quando o nível de ansiedade se modifica;
*Ajudar o paciente a identificar as situações precipitatórias de ansiedade;
*Determinar a capacidade de tomada de decisão do paciente;

O enfermeiro (a) poderá intervir no cuidado da prótese (aparelhos auditivos removíveis) usados pelo paciente para prevenir complicações associadas à seu uso.


Intervenções:
*Supervisionar o uso e os cuidados iniciais com o aparelho;
*Examinar o tecido circunjacente em busca de sinais e sintomas de complicação;
*Limpar o aparelho artificial, quando necessário;
*Ensinar o paciente e aos familiares a forma de cuidar e colocar o aparelho;

O enfermeiro (a) deverá auxiliar na aceitação e na aprendizagem de métodos alternativos para viver com a audição diminuída.

Modos de intervir:
*Promover o uso de aparelhos auditivos, quando for apropriado;
*Ensinar ao paciente os sons que serão ouvidos de maneira diferente com o uso de aparelhos auditivos;
*Verificar as pilhas do aparelho rotineiramente;
*Evitar gritar com o paciente que tem transtornos na comunicação;
*Movimentar-se próximo à área menos afetada;
*Encarar o paciente, falar devagar, com clareza e concisão;
*Aumentar o volume da voz quando necessário;





Na consulta de enfermagem relacionada aos bebês da Triagem Auditiva Neo Natal se buscará a prevenção ou minimização dos riscos aos ouvidos ou a audição.
Será feita a anamnese do bebê com os pais ou acompanhantes, será feito o exame físico, se obterá ou não um diagnóstico (por ser um exame de prevenção), então o enfermeiro deverá intervir e orientar os pais ou acompanhantes quanto aos cuidados com o bebê.


Intervenções para com os bebês:
*Posicionar o bebê de modo que as orelhas fiquem alinhadas;
*Monitorar secreções nos ouvidos, quando necessário;
*Irrigar o ouvido quando necessário;
*Orientar sobre a forma de limpar os ouvidos dos bebês;
*Orientar quanto a monitoração da criança com congestão nasal, devido a possibilidades de infecções auditivas;
*Orientar quanto a forma de observar infecções auditivas;

*Orientar como segurar o bebê em posição ereta ao alimentar com mamadeira, para evitar o refluxo para os tubos de Eustáquio;
*Determinar se o cerúmen no canal auditivo está causando dor ou perda auditiva;
*Monitorar a freqüência das infecções auditivas;
*Orientar aos pais sobre a importância de testes auditivos de rotina;
*Orientar quanto a forma de monitorar e regular a exposição de ruídos em volumes elevados;



Esta Sistematização usou como base a Teoria das Necessidades Básicas de Virgínia Avernal Henderson.
               
          
             As 14 necessidades básicas identificadas neste modelo são:
          
             Respirar normalmente;
            Comer e beber adequadamente;
            Eliminar os resíduos corporais;
            Movimentar-se e manter posturas corretas;
            Dormir e descansar;
            Vestir-se e despir-se, selecionando o vestuário adequado;
            Manter a temperatura corporal, adaptando o vestuário e modificando o ambiente;
            Manter a higiene e a proteção da pele;
            Evitar perigos ambientais e impedir que prejudiquem os outros;
            Comunicar-se com os outros, expressando emoções, necessidades, receios e opiniões;
           Viver segundo crenças e valores;
           Trabalhar de forma a obter realização e satisfação;
           Praticar algum esporte ou participar de diferentes atividades recreativas;
          Aprender, descobrir ou satisfazer a curiosidade que conduz ao desenvolvimento normal e à saúde, utilizando os meios disponíveis.




Bibliografia utilizada:

         NANDA (North American Nursing Diagnosis Association);
         NIC (Nursing Interventions Classification);

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