terça-feira, 26 de abril de 2011

Vamos cuidar com brinquedos?

Qual a importância do brinquedo no cotidiano da criança hospitalizada?
Qual a percepção da equipe de enfermagem quanto ao preparo de crianças para procedimentos hospitalares?

A importância de brincar como pré-requisito para o desenvolvimento saudável tem sido amplamente mostrado na literatura, sendo, então indispensável a criação de espaços lúdicos onde as crianças e adolescentes hospitalizados possam explorar o ambiente através das suas brincadeiras e da interação com outras pessoas.

Portanto, o brincar passa a ser visto como um espaço terapêutico capaz de promover não somente o desenvolvimento infantil, como também a possibilidade de, através dele, a criança hospitalizada melhor conviver com esse momento específico em que vive.

Esta intervenção, lúdica facilita a comunicação, possibilita a construção e a reconstrução da individualização da criança, aspecto esse bastante fragilizado pelo processo de hospitalização. Partindo desta visão, o brincar deve fazer parte da prescrição médica e da enfermagem, destacando-se então a promoção à saúde e o atendimento integral à criança.

Os brinquedos podem ser classificados em dois tipos:
NORMATIVO  e   TERAPÊUTICO

O brinquedo normativo é aquele que espontâneamente proporciona prazer a criança sem ter objetivos à alcançar.
O brinquedo terapêutico tem uma atividade estruturada, que necessita de profissionais que conheçam a técnica de aplicação.
.
A brincadeira é um recurso de extrema importância para a equipe de enfermagem, pois é através dela que podemos revelar necessidades e sentimentos daqueles pequeninos  paciente, uma vez que isso irá ajudá-lo a entender as situações e procedimentos pelo qual irá passar, favorecendo então a sua segurança e a aceitação ao tratamento.

A hospitalização interfere no aspecto emocional da criança.
O brincar surge como um instrumento utilizado para modificar o cotidiano dessa internação, pois mexe com o mundo imaginário dela, fazendo com que haja um balanço entre este mundo e o real, superando então as barreiras da doença.

Assim fazendo uso de mais este recurso poderemos estar proporcionando bem-estar físico e emocional aos pequenos pacientes que por nós estão sendo assistidos.
Cuidar com brinquedos é um dos meios mais eficientes de assistir uma criança hospitalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário